Ex-alunos do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre - RS, juntamente com a organização Shoot the Shit, elaboraram e instalaram uma série de placas de sinalização que auxiliam os pedestres a se locomover na capital gaúcha.
As placas mostram a distância até importantes lugares da cidade - como o Parque da Redenção, o Hospital de Clínicas, o Parque Marinha, ícones de Porto Alegre - além de contar com um código QR, que pode ser escaneado através de um smartphone, fornecendo outras informações aos pedestres.
Batizada de WalkYourCity, a iniciativa surgiu nos Estados Unidos e já se espalhou por mais de 38 países. Em Porto Alegre, foi adotada por integrantes do projeto "Da Escola Pra Vida", uma ação do Colégio Farroupilha cujo objetivo é estimular que estudantes possam interferir na melhoria de problemas urbanos.
Com apoio de financiamento coletivo, mais de 100 placas foram elaboradas e penduradas em postes públicos desde março. Outras centenas estão em elaboração e devem ser colocadas nos próximos meses.
Apesar de sutis e benéficas para a cidade, pois facilitam os deslocamentos a pé, as placas correm o risco de serem removidas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre. “Não sei qual o objetivo deles aqui. É uma maneira estranha de colocar a sinalização sem contatar o órgão responsável. Poderíamos até participar da campanha, a ideia parece boa, mas do jeito que está não pode ficar”, disse Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC.
Contudo, o alerta do órgão de trânsito não intimidou a ação dos alunos e da organização Shoot the Shit, que pretendem continuar instalando as placas de orientação.
Referência: zh.clicrbs